OUVIDORIA: A VOZ DO CIDADÃO.

Publicado em 28/07/2020 às 10:01

OUVIDORIA: A VOZ DO CIDADÃO.

A Prefeitura de Riachão do Poço, por meio da Adesão ao Sistema Nacional de Ouvidorias, implanta relevante serviço para o público: o canal da Ouvidoria do Município.

A partir de agora, o cidadão tem um espaço específico para manifestação de críticas sobre os serviços realizados pela Administração Municipal, envio de sugestões, solicitação de informações ou reclamações sobre a prestação de algum serviço.

A Ouvidoria está instalada na sede da Prefeitura Municipal, e atua como mediadora entre o cidadão e a Administração. Entre suas atribuições estão: assegurar os direitos do cidadão; responder com clareza a todas as informações solicitadas e orientar sobre como proceder para solucionar o problema, se não puder atender a solicitação. Com isso, busca-se melhorar a qualidade de atendimento de serviços públicos oferecidos de forma que a população possa sentir-se satisfeita, e ter suas necessidades atendidas.

Compreenda-se que o papel da ouvidoria é de receber, analisar e procurar encaminhar os elogios, dúvidas, sugestões e reclamações das Secretarias e demais unidades de gestão pública, bem como recomendar medidas possíveis para solução ou prevenção de falhas. Após a mensagem ser analisada e respondida, a Ouvidoria comunica o parecer ao manifestante, funcionando como um canal mais humano de interlocução com o público.

A Ouvidoria pode ser acessada, presencialmente, por endereço eletrônico e através do site da prefeitura. Se for pelo site, o cidadão poderá preencher diretamente o formulário que dá entrada ao processo requerido. A partir do cadastramento, o prazo para receber resposta da manifestação é de no mínimo 30 dias úteis. Pela internet, o requerente acompanhará o andamento do processo até sua resolução.

A comunidade pode ter acesso a esse canal de relacionamento direto, através do e-mail:  ouvidoriapmriachaodopoco@gmail.com, localizada no prédio da Prefeitura, o órgão tem expediente de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 16h. Pela internet, é preciso acessar o link: https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/pb/riachaodopoco/Manifestacao/RegistrarManifestacao.