NOVEMBRO AZUL.

Publicado em 08/11/2019 às 10:11

NOVEMBRO AZUL.

Novembro Azul  - Campanha de prevenção ao câncer de próstata

A campanha Novembro Azul 2019 alerta para o câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo e a Prefeitura de Riachão do Poço, através da Secretaria municipal de saúde já iniciou ações de conscientização para que os homens façam os exames preventivos.

O exame preventivo é feito através da coleta de sangue para a dosagem do PSA junto com o exame de toque, que é a melhor forma de detectar alterações que podem indicar um tumor ainda no começo. É recomendado principalmente para quem já teve casos da doença na família e deve ser feito uma vez por ano.

A campanha tem significativa relevância porque chama a atenção da população para o problema e busca sensibilizar a sociedade a abraçar essa causa tão importante à saúde do homem.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa. Não apresentando sintomas como dor para urinar e sangue na urina. É fundamental que o paciente procure espontaneamente um urologista para realizar seu exame anual.

Homens com mais de 40 anos devem procurar uma unidade de saúde do município para agendar uma consulta e solicitar o exame.